sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Entrevista com coordenadora pedagógica

Esta entrevista foi realiza com uma coordenadora pedagógica de extrema competência e amor pela profissão. Demonstra grande conhecimento na área e está sempre em busca de mais. Apesar das dificuldades ainda enfrentadas no dia a dia, desempenha seu trabalho com grande dedicação.
Quando perguntada pela clientela da escola classifica-a como de baixa renda oriundas das classes c e d.. Destacou atividades realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal numa quadra ao lado da escola. Sobre a participação da comunidade na vida escolar destaca como tímida tendo em vista que os pais ainda são resistentes. Na cultura apontou a festa junina como a que mais se destaca e penetra na escola. Destacou o caráter laico e democrático da instituição, que não discrimina e se coloca à disposição para o diálogo com a comunidade. Pontuou também o acompanhamento pedagógico realizado com aulas  de reforço para alunos com dificuldades e a indicação de alunos para o CAEE (Centro de Atendimento Especializado).Por último apontou os critérios para a enturmação que são de acordo com a legislação educacional.
Pude perceber a grandeza dessa profissão e a competência da coordenadora, que mesmo em meio às dificuldades demonstra dedicação e zelo com o que faz.

Lucilene Ap. Souza O. Teixeira.

sábado, 16 de agosto de 2014

Tendências pedagógicas na prática escolar

Tendências Pedagógicas
A rotina na Educação infantil
Rotina na Educação Infantil é uma forma de organização do dia a dia escolar. É a estruturação do tempo, em acordo com as atividades didáticas a serem realizadas.
Segundo Proeza (2004),a rotina é importante, pois além de organizar ela  dá segurança  à criança e ao professor diminuindo a ansiedade de saber o que vem depois de determinada tarefa.
 Ela orienta à criança quanto ao tempo e espaço  e possibilita a realização de mudanças a partir da colaboração da própria criança, pois as necessidades e emoções da criança devem ser consideradas na elaboração da rotina.
A rotina não apresenta vantagens quando se torna algo mecânico e imutável. Mas se torna  muito vantajosa quando se considera as ações e as emoções da criança a fim de reconhecer limites e poder ajudar a enfrentá –los.

 As fotos mostram a rotina de uma turma da educação infantil, onde a professora planeja e organiza atividades didáticas compreendendo o lúdico, as necessidades das crianças e a coordenação motora. As crianças interagem assimilam o conteúdo com maior facilidade.
As fotos foram feitas mediante autorização da escola e dos pais.










Fonte: ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES DOCENTES
Janaina Silmara Silva Ramos Departamento de Educação - UFRN, Disponível em:
http://www.cchla.ufrn.br/shXVIII/artigos/GT33/com%20Oral%20para%20os%20anais%20do%20CCHLA.pdf
 A importância da rotina na Educação Infantil, Jéssica Fereira Bilória , Andrea Cristina Metzner Revista Fafibe On-Line — ano VI – n.6 — nov. 2013 — p. 1–7 — ISSN 1808-6993 unifafibe.com.br/revistafafibeonline 
Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/11122013185355.pdf , acesso em 13/08/14.
Lucilene Ap Souza oliveira Teixeira

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Situações do cotidiano.

Exclusão ou falta de capacitação?

          Não tenho ainda experiência em sala de aula, mas recentemente ocorreu algo com uma pessoa de minha família. A criança, segundo a própria mãe e a mãe de uma colega da classe, vinha sofrendo discriminação por seu comportamento. A criança é agitada e sem limites. Segundo relatos a professora estaria isolando a criança na sala de aula colocando-a sentada separada das outras crianças. Além disso, a mãe presenciou uma cena onde uma das ajudantes tratou a criança com estupidez. Diante dos fatos a mãe decidiu por mudá-la de escola. 
Fica então a dúvida, temos professores sem capacitação para tal situação, pais que não procuram ajuda, ou ambas situações?

Lucillene Ap souza O. Teixeira